Diuréticos

Os medicamentos diuréticos têm a função de aumentar o fluxo urinário, o que favorece a eliminação de sais, como o sódio. Por isso, eles são comumente utilizados nos tratamentos de hipertensão, cirrose hepática, insuficiência cardíaca e renal, a fim de reduzir a quantidade de sódio no organismo, elemento muitas vezes causador dos problemas.

Você procura uma fármaco diurético de qualidade? Aqui na Drogaria Vera Cruz você encontra medicamentos de qualidade para qualquer enfermidade. Confira também as ofertas do mês e pague mais barato!

Ver como Grade Lista
Definir Direção Decrescente
Ver como Grade Lista
Definir Direção Decrescente
Diuréticos

Benefícios, indicações e efeitos da medicação diurética

O principal benefício do diurético é o aumento da excreção de sódio e cloreto, uma vez que o medicamento age sobre os rins. Depois, de maneira secundária, o fármaco ajuda na redução de líquidos, dado que eleva a perda de água por meio da urina.

Sendo assim, os benefícios do diurético é auxiliar pessoas que sofrem de problemas nos rins ou pressão alta. Em razão da eliminação de líquidos, o diurético promove grandes chances de reduzir medidas, muitas vezes resultantes de excesso de sal no organismo. À vista disso, os remédios diuréticos podem ser usados também para favorecer o emagrecimento.

Tipos de indicação

Alguns medicamentos diuréticos são usados para excretar sódio, outros apenas reduzem a absorção de água, enquanto alguns têm a função de eliminar a água por meio da diurese, logo, da urina. Há também diuréticos poupadores de potássio e inibidores de anidrase carbônica. Dessa forma, os diuréticos não são todos iguais.

Veja alguns exemplos de químicos diuréticos e seus efeitos:

  1. Diuréticos de alça servem para inibir a reabsorção de sódio e água, como a furosemida. Geralmente, são indicados para o tratamento de hipertensão, endema pulmonar e insuficiência renal aguda;
  2. Diuréticos osmóticos têm a função de induzir o aumento de água excretada, isto é, eleva o fluxo de urina. O manitol é frequentemente utilizado para prevenir a falência renal, por exemplo;
  3. Diuréticos tiazidícos reduzem a absorção de sódio e intensifica sua eliminação, bem como de cloretos e potássio. A hidroclorotiazina é um fármaco pertencente a este grupo;
  4. Diuréticos poupadores de potássio são aqueles que, como o próprio nome informa, evitam a excreção de potássio, mas eles também dificultam a reabsorção de sódio. A espironolactona é um exemplo dessa categoria;
  5. Diuréticos inibidores de anidrase carbônica minimiza o ácido carbônico, ampliando a eliminação de bicabornato, água, sódio e potássio. O químico mais utilizado desse nicho é a acetazolamida, no entanto, atualmente não é usada como diurético.

Como saber qual diurético devo ingerir?

Os fármacos diuréticos fazem parte de um tratamento medicamentoso. Em consequência disso, devem ser indicados por um especialista, que irá orientar a melhor forma de ingerir o produto. É necessário atenção às instruções dadas pelo médico com a finalidade de não desenvolver problemas resultantes da ingestão incorreta.

Além disso, você precisa estar ciente dos efeitos positivos e colaterais causados pelo diurético, somente assim saberá reconhecer um efeito colateral e como proceder após a identificação do dano. Cada tipo de diurético é indicado de acordo com a enfermidade ou intercorrência que afeta o paciente, apenas profissionais devem recomendar o uso!

Quais os efeitos colaterais mais comuns do medicamento diurético?

Como já visto por aqui, existem alguns tipos de diuréticos, como benefícios e indicações diferentes. Da mesma forma, as contraindicações e os efeitos colaterais também variam de acordo com o grupo a que o diurético pertence e com o quadro clínico.

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns dos diuréticos são: tontura, queda de pressão arterial, aumento do ácido úrico no sangue, arritmia cardíaca, diminuição dos níveis de potássio e prejuízo para o funcionamento do coração ou dos rins.

É importante ressaltar que qualquer medicamento apresentará efeitos colaterais, por isso apenas um médico deve indicá-los!

Navegue em nossa categoria de remédios diuréticos para verificar os detalhes do medicamento orientado. Confira também os fármacos para pressão alta e tenha uma boa qualidade de vida!